sábado, 9 de julho de 2011

Curiosidades...

MITOS

       Hoje em dia existem muitos mitos sobre a alimentação, os quais fazem com que as pessoas acreditem que há maneiras mais simples de se emagrecer. Por isso, iremos desmistificar alguns temas muito abordados pela mídia, bem como assuntos que são passados de geração em geração
                 -  Comer alimentos ricos em carboidratos à noite engorda?
É necessário comer alimentos fonte de carboidrato em todas as refeições, pois como já foi dito anteriormente em outros posts, ele será a nossa principal fonte de energia. É importante sempre observar os acompanhantes do carboidrato, é preferível comer junto com alimentos fonte de fibra, que irão ajudar a manter um índice glicêmico estável, ou então optar por carboidratos que não sejam refinados. Podemos dizer então, que é importante que se coma carboidratos à noite, porém sem excessos, seria recomendado uma sopa, por exemplo.
                            -   Beber líquidos durante as refeições engorda?
É recomendado que se beba um copo de água sem gás durante as refeições, para que este ajude na digestão, bem como no trato intestinal, facilitando alguns processos bioquímicos. Porém se a bebida for outra, como um suco com açúcar, ou uma bebida gaseificada, não serão recomendados seus consumos, já que aumentam o volume do estômago e dificultam o esvaziamento do mesmo, além de competirem com os alimentos da dieta, na digestão.
                             - Vitaminas engordam?
Escutamos muito “O médico me receitou um suplemento de vitaminas, mas não vou tomar porque elas engordam”. Mas as vitaminas são essências ao nosso organismo, pois desenvolvem reações metabólicas especificas e imprescindíveis para o normal funcionamento do organismo. Não são fontes de calorias e pouco contribuem para o aumento da massa corpórea. Quem fornece calorias ao organismo, são os macronutrientes: carboidratos, lipídios e proteínas.
                        -  Podemos comer frutas à vontade?
Não é recomendado consumo de nenhum alimento em excesso, e isso vale também para as frutas. Estas são uma ótima fonte de vitaminas e minerais, porém também em sua composição há açúcares que em grande quantidade podem trazer o ganho de peso.
                           - Comer o dia todo engorda? Fazer jejum emagrece?
O recomendado é que se coma de três em três horas, tendo quatro refeições ao dia: café da manhã, almoço, lanche à tarde e janta, sendo que entre as refeições é possível comer frutas, totalizando quatro porções desta ao dia. O jejum é muito perigoso, pois com a não ingestão de alimentos, ocorre um desequilíbrio bioquímico, que faz com que o organismo fique mais lento, para que não se consuma tanta energia. A perda de peso pelos que jejuam é basicamente a perda de líquido e músculo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário