quarta-feira, 6 de julho de 2011

Ingestão de fibras e resposta glicêmica/insulínica

     Alimentos ricos em amido, tem a resposta glicêmica direntamente relacionada à absorção feita pelo intestino. Isso, sem deixar de lado a influência que a estrutura da matriz do alimento pela cristalização do amido e de outros componentes do alimento (exemplos: ácidos orgânicos e fibras dietéticas)
         Atualmente, a recomendação diária da ingestão de fibras é de 25 a 35g. Fibras solúveis tem gerado um interesse considerável por causa do seu efeito moderador da taxa glicêmica pós-prandial, além da sua capacidade de afetar o metabolismo dos carboidratos.
         A β-glucana (componente ativo do farelo de aveia) é um exemplo de fibra solúvel que é formadora de gel e reduz o aumento da glicemia e concentração da insulina (tanto em indivíduos saudáveis, quanto em diabéticos do tipo 2), quando acrescido à uma solução de glicose e/ou misturada a outros alimentos.
            Foi feito um estudo1 com os seguintes indivíduos:
°                                32 voluntários
°                               Saudáveis
°                               Não-fumantes
°                               Médias de 37 anos de idade
°              Média de IMC = 22 kg/m2
Estes foram alimentados da seguinte forma:
°         Ceia à noite: com 2-3 fatias de pão branco
°         Desjejum do dia seguinte: muesli (flocos de milho, frutas secas, flocos de aveia, gérmen de trigo, extrato de malte e sal.

Os indivíduos foram divididos em duas séries. As quais tiveram a mesma dieta, na mesma quantidade. A única diferença é que uma tinha crescido em sua dieta duas doses de β-glucana (3-4g).

A glicemia foi medida pela manhã, em jejum e após cada refeição nos instantes 15 e 125 minutos. A concentração da glicose foi calculada a partir da glicose oxidase.

Resultados:
O grupo que teve adição de muesli na dieta teve quedas significativas na resposta glicêmica e na produção de insulina.

Comentários:
O muesli, contendo a β-glucana da aveia, reduz a glicemia pós-prandial e os níveis de insulina de um desjejum, baseado em alimentos de alto índice glicêmico (pão branco – 50g).
A quantidade de 4g de β-glucana, pode ser um quantidade crítica para manutenção glicêmica em indívíduos saudáveis.
Ao fazer uma revisão de literatura, o que mais se encontra sobre a β-glucana é: seu efeito na resposta glicêmica se dá porque ela afeta o metabolismo de carboidratos, pelo aumento do bolo alimentar no trato gastrointestinal, deixando a digestão mais lenta, e por conseqüência, a absorção dos alimentos (o que afeta um aumento agudo da glicose plasmática).
A fibra na dieta dos indivíduos e sua importância passaram a ser discutidos há cerca de 30 anos, e apesar das limitações desse estudo, vemos que o assunto vem despertando cada vez mais interesse. Além de poder auxiliar na manutenção glicêmica de indivíduos saudáveis, pode ser uma grande ferramenta para o tratamento de doenças como a Diabetes.



1 GRANDFELDT et. al. Muesli with 4g oat beta-glucans lowers glucose and insulin responses after a bread meal in healthy subjects. European journal of clinical nutrition. April 2007.

MIRA, Giane. Redução da glicose pós-prandial e resposta insulínica em indivíduos saudáveis após a ingestão de fibra alimentar. UFPR.  

Postado por: Ana Luiza Campos

Nenhum comentário:

Postar um comentário