sexta-feira, 1 de julho de 2011

Dieta de South Beach

                A dieta de South Beach foi criada pelo cardiologista Dr. Arthur Agatston, e visa a redução de doenças cardíacas a partir de uma alimentação melhor em seus pacientes, sem que estes adquiram cetose. Primeiramente, ele havia tentado conseguir resultados de redução a partir da diminuição de gorduras na dieta do paciente, no entanto não foi observado nenhum resultado, então ele resolveu fazer uma dieta a partir da redução de carboidratos em vez de gorduras, obtendo resultado, não somente na redução de doenças cardíacas, como também na redução de peso. Assim, essa dieta acabou sendo adotada por diversas pessoas com pretensão de emagrecer. Deve-se lembrar de que o Dr. Agatston não pretendia criar uma dieta que reduzisse o consumo de carboidratos ou gorduras e sim, uma dieta que auxiliasse o paciente a entender como ingerir corretamente estes nutrientes.
                A dieta consiste em saber se alimentar melhor, fazendo as melhores escolhas entre carboidratos, lipídios e outros nutrientes. Ela incentiva o usuário a fazer uso de carboidratos que possuam um baixo índice glicêmico (como grãos integrais e vegetais ricos em fibras), já que estes possuem uma liberação de insulina mais gradual. Já os alimentos com alto índice glicêmico (como pão branco, batatas, arroz e outros), possuem uma maior liberação de insulina, e esta acaba por, consequentemente, não dar uma saciedade mais rápida ao organismo e acabam causando uma compulsão maior por carboidratos.
                 A dieta South Beach é constituída de três fases:
- 1ª Fase: Prevê uma duração de duas semanas, e nela se tem a restrição total de carboidratos, visando uma “limpeza” da insulina gerada pelos carboidratos ruins. De resto, tudo pode ser consumido, visando somente a saciedade. Dentre os alimentos que podem ser consumidos nesta fase estão algumas leguminosas, carnes magras, frango sem pele, laticínios (de preferência desnatados), ovos e azeite de oliva. Alguns alimentos que devem ser evitados são massas, arroz, pães, cereais, doces e frutas.
- 2ª Fase: Nesta fase começa a ser liberada a ingestão de alguns carboidratos, sendo preferencialmente os de baixo índice glicêmico (uma medida do grau em que certos alimentos aumentam os níveis de glicose sanguínea), como frutas e grãos integrais. Ela deve durar até se atingir o peso desejado.
- 3ª Fase: Esta fase já deixa de ser uma dieta, pois ela deve ser feita com o que foi aprendido das fases anteriores, devendo ser seguida para a vida inteira. Nela já podem ser ingeridos todos os alimentos, no entanto, se for observado um aumento de peso nesta fase, é recomendado que voltasse à primeira ou à segunda fase da dieta, não sendo recomendado ficar muito tempo nas outras fases, principalmente na primeira, por poder acarretar em uma falta de nutrientes.
                Esta dieta não substitui a visita a um nutricionista e, como outras dietas, é recomendado a supervisão de um.


Postado por: Teresa Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário