quinta-feira, 30 de junho de 2011

10 dias só de Lipídios...

     Durante uma aula de bioquímica e biofísica, em que o professor Marcelo Hermes resolvia um estudo de caso, veio um questionamento do mesmo: “O que aconteceria no organismo de uma pessoa que fizesse uso de uma dieta cetogênica onde se tivesse o consumo de 100% de lipídios por 10 dias seguidos?” Aqui iremos explorar esse tema.
                A dieta cetogênica é um tipo de dieta low carb baseada no baixo ou nulo consumo de carboidratos e na alta ingestão de lipídios. Ao se fazer uma dieta cetogênica, o organismo do indivíduo deve passar por diversas adaptações. Isso se deve ao fato de o corpo ter a necessidade de, ao invés de utilizar a glicose provinda dos carboidratos como fonte de energia, passar a utilizar ácidos graxos e corpos cetônicos para este fim.
                O triacilglicerol presente no tecido adiposo é degradado, na ausência da glicose, e gera dois subprodutos: ácidos graxos e glicerol. Estes dois substratos seguem caminhos diferentes. Os ácidos graxos gerados serão oxidados e se tornarão moléculas de Acetil-CoA, que entrarão no ciclo de Krebs, a fim de produzir energia para o corpo e, principalmente, para o funcionamento das vias metabólicas do fígado, dentre elas, a gliconeogênese. Já o glicerol será utilizado na gliconeogênese pelo fígado para produzir glicose, que irá manter o nível de glicemia no sangue.
                Porém, com o uso prolongado de uma dieta cetogênica, ocorre um acúmulo de corpos cetônicos no sangue e na urina. Este processo é chamado de cetose. Este fenômeno provoca a queda do pH sanguíneo e, além disso, esse estado prolongado de cetose pode ser fatal.
                Como o organismo não terá as proteínas provindas da dieta, o corpo começará a degradar a proteína muscular para ajudar a produzir energia para o organismo, ou seja, ocorrerá perda de massa magra, o que não é saudável. Além disso, a deficiência de alguns micronutrientes (vitaminas e minerais) de extrema importância para o metabolismo do organismo poderia ser causada, pelo fato de alguns deles estarem presentes apenas em alimentos que possuem carboidratos e proteínas, mas que não poderiam ser consumidos nessa dieta.
                Assim, no caso de uma pessoa que mantiver o consumo apenas de lipídios em sua dieta por 10 dias, ela entrará em estado de cetose muito rapidamente e, por causa deste e dos outros fatores explicitados acima, isso provocaria distúrbios em seu metabolismo que poderiam ser irreversíveis.

Postado por: Andressa Cristina 

3 comentários:

  1. Se a cetose, ou mesmo o jejum total, provoca danos irreversíveis no metabolismo humano, em apenas 10 dias, como se explica o facto dos esquimós tradicionais[1] estarem em cetose toda a vida e apresentarem, ao mesmo tempo, uma saúde melhor que a de povos das sociedades modernas?[2] E se dietas cetogénicas são nocivas, como explicar a série de aplicações terapêuticas e clinicamente comprovadas que apresentam?[3] E ainda, como se explicam todas as vantagens bem documentadas do jejum[4], ao qual está inevitavelmente associado um estado de cetose temporário? Estar sem proteína durante alguns/poucos dias não implica necessariamente perda de massa muscular, pois o eventual jejum até pode ter efeitos anti-catabólicos[5]. Existem demasiados mitos em torno da cetose, que é um estado perfeitamente natural e para o qual o corpo humano está plenamente adaptado[6]. Há que não misturar ausência crónica de proteína, que é obviamente nociva como a fome prolongada, com as vantagens terapêuticas da restrição de hidratos neolíticos, especialmente em condições como a diabetes[7]. E por último, também há que não confundir cetose com cetoacidose, são condições metabólicas bem diferentes[8].

    [1]- http://www.youtube.com/watch?v=b-XP30aG8bE
    [2]- http://bit.ly/llcZ1U
    [3]- http://bit.ly/iAvXym
    [4]- http://bit.ly/gmF5Ev
    [5]- http://bit.ly/lXooZ7
    [6]- http://bit.ly/mtGxB1
    [7]- http://bit.ly/jolbfw
    [8]- http://bit.ly/kXxipX

    ResponderExcluir
  2. Uma dieta constituída apenas por gorduras não é sustentável, mas também ninguém com dois dedos de testa pensa que subsistir a óleo é saudável. Como o homem das cavernas disse, é perfeitamente possível ter uma dieta sem hidratos de carbono e os Inut são exemplo disso. Mas não esqueçamos a componente proteica.

    Como sabem, o metabolismo oxidativo dos lípidos e hidratos de carbono converge no ciclo de Krebs. Se nos alimentarmos exclusivamente de lípidos, entramos em carência de intermediários do ciclo de Krebs e o oxaloacetato não é regenerado em quantidades suficientes a partir de nutrientes dietéticos. Como tal, o corpo necessita de ir buscar proteína ao músculo para sintetizar esses intermediários e manter o ciclo de Krebs.

    Mas numa dieta cetogénica normal, seja a dos Inut ou a de Atkins, existe uma coisa que se chama proteína... daqui o corpo é capaz de derivar os intermediários do ciclo de Krebs sem dificuldade e sem necessidade de catabolizar tecido muscular.

    http://www.fat-new-world.com/2011/05/comentario-noticia-da-rtp1.html

    ResponderExcluir
  3. [continuação]

    Mas tendo em conta a situação hipotética levantada pelo autor, sim... uma dieta exclusiva em lípidos iriam implicar um estado catabólico acentuado. Felizmente que essas dietas não são praticadas e se alguem experimentar facilmente se aperceberia disso. Mas que a cetose implica perda de massa magra não é verdade.

    ResponderExcluir