sábado, 18 de junho de 2011

Dieta Cetogênica e seu uso no tratamento da epilepsia

       A dieta cetogênica é uma das variadas dietas low carb existentes, a qual é baseada na baixa ingestão glicosídica (ou não ingestão), médio consumo de proteínas e alta ingestão de lipídios, a qual leva a um estado de cetose e acidose metabólica. Ela pode ser benéfica ou maléfica para vários grupos de indivíduos (diabéticos, hipertensivos, etc.), entre eles se tem os portadores de epilepsia, em que a dieta é vantajosa.
        A epilepsia é uma doença relacionada ao sistema nervoso,que pode apresentar diversas causas distintas, em que há alterações momentâneas e reversíveis do funcionamento do cérebro em diferentes graus, podendo ser crises de ausência (em que a pessoa somente se “desliga” por um momento), parcial simples, parcial complexa, tônico-clônicas entre outras, no entanto o grau menor da crise não é igual a menor importância, e todas devem ser muito bem observadas e tratadas.
O tratamento pode ser feito a partir de cirurgias e medicamentos antiepiléticos, que podem levar a cura (anos sem remédio e sem crises), no entanto é observado que os casos de epilepsia são tidos em maior frequência em crianças e adolescentes, nos quais se encontram maiores dificuldades de controle medicamentoso, levando ao tratamento através da dieta cetogênica (esta ainda pode ocorrer junto do uso de medicações). A fim de que isto ocorra, é preciso que antes o indivíduo com epilepsia seja submetido a um jejum que deve ser administrado com este internado no hospital, para que o corpo se encontre em estado de cetose, ponto de partida para o uso da dieta. É possível que a internação seja evitada, usando uma pré-dieta de dez dias antes do jejum.
Com o uso de uma dieta low carb como a dieta cetogênica, na qual se tem um baixo consumo glicosídico e alta ingestão de lipídios, o indivíduo acaba por obter uma baixa na produção de oxalacetato, composto inicial do ciclo de Krebs, diminuindo a quantidade oxidada de acetil CoA, assim, resultando em um acúmulo deste que acaba por gerar corpos cetônicos que em excesso são enviados para  a região do cérebro, levando a um estado de cetose. Este estado é benéfico para pacientes com epilepsia auxiliando na baixa das convulsões epiléticas e nas atividades elétricas anormais.
       Assim é visto como uma dieta low carb pode ser benéfica para alguns grupos de indivíduos, no caso, os epilépticos. No entanto, se o paciente faz uso da dieta cetogênica ele precisa receber suplementação de cálcio e de vitaminas, já que há um maior consumo de lipídios, tendo assim um déficit na ingestão de vitaminas hidrossolúveis, as quais precisam ser consumidas.


Postado por: Teresa Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário