segunda-feira, 6 de junho de 2011

Dietas Low Carb: O que são?

A busca da população por padrões de beleza considerados ideais faz com que as pessoas procurem métodos cada vez mais eficientes e, principalmente, rápidos para emagrecer, como as dietas por exemplo. Uma dieta que vem sendo bastante utilizada ultimamente é a dieta Low Carb. As dietas Low Carb são dietas baseadas na ingestão de baixa quantidade de carboidratos, principalmente carboidratos simples, e são bastante utilizadas pelas pessoas que têm o objetivo de perder peso mais rapidamente. Apesar dos benefícios que essa dieta pode proporcionar, existem algumas consequências graves pelas quais um indivíduo pode ser exposto, a médio e longo prazo, ao aderir a essa dieta.
               Os carboidratos são a principal fonte de energia que o corpo possui para exercer as suas funções. Por causa disso, eles passam por uma rápida digestão no organismo, a fim de produzir energia para o corpo, e isso provoca um aumento na produção de insulina, que acaba sendo responsável por conduzir esse açúcar para o tecido adiposo, sob a forma de triacilglicerol, e para os músculos, na forma de glicogênio, para reduzir a taxa de glicose no sangue. Isso faz com que o indivíduo tenha mais dificuldades em perder peso e é justamente por esse motivo que muitos deles acabam banindo os carboidratos da sua dieta, substituindo-os, principalmente, por proteínas, e também por lipídios.
           Dentre os benefícios que essas dietas trazem para o organismo, podemos citar, primeiramente, a grande perda de peso. A falta deste macronutriente na dieta induz o organismo a metabolizar outros substratos para produzir energia, os aminoácidos, vindos da degradação de proteínas pelo organismo, e, principalmente, de ácidos graxos, provenientes da quebra de triacilglicerol presente no tecido adiposo.
Outra vantagem da adesão desta dieta trata-se da menor chance de um indivíduo em tornar-se diabético, por causa do menor índice glicêmico desta dieta, ou seja, gera menos glicose e insulina circulando na corrente sanguínea. Isso porque uma dieta baseada na alta ingestão de carboidratos, principalmente, os simples, que não demandam processos digestivos complexos, ou seja, são facilmente absorvidos pelo organismo, em longo prazo, podem gerar um quadro de diabetes tipo II no indivíduo, ou seja, causam resistência à insulina pelo organismo devido à alta glicemia provocada pela ingestão destes carboidratos simples.
Pesquisas mostram que o uso de dietas low carb podem minimizar os riscos de doenças cardiovasculares, devido à diminuição nos níveis de colesterol, pressão arterial, triglicerídeos, entre outros fatores que acarretam esses tipos de doenças. Porém, vale ressaltar, que o indivíduo que aumenta exageradamente o consumo de lipídios para suprir o baixo consumo de carboidratos, tende a ter esses riscos aumentados, assim, é preciso estar atento quanto a isso.
Dentre as desvantagens presentes na prática das Dietas Low Carb, em longo prazo, pode-se citar o alto risco de um indivíduo desenvolver insuficiência renal e hepática. Isso se deve ao fato de essas dietas serem baseadas na alta ingestão de proteínas, ou seja, é uma dieta hiperprotéica; isso acarreta ao maior funcionamento ou sobrecarga do fígado e dos rins para metabolizar esses aminoácidos, para a produção de ureia, e a filtração do sangue para excreção do nitrogênio presente em excesso no organismo, respectivamente. Existe também a chance de ocorrer formação das conhecidas “pedras nos rins”, pedras de ácido úrico e cálcio nos rins devido o alto consumo de proteínas.
Além disso, o alto consumo de proteínas para suprir a baixa ingestão de carboidratos pode causar osteoporose, pois o cálcio presente no organismo deixa de ser utilizado e passa a ser excretado na urina. Outro ponto que também pode ser ressaltado é o fato de serem frequentes os casos de constipação intestinal em indivíduos utilizam essas dietas, pois os carboidratos são as principais fontes de fibras na alimentação, e elas são responsáveis por fazer essa regulação do trânsito intestinal.
Alguns estudos mostram que indivíduos que já possuem diabetes tipo II podem ter seu quadro clínico agravado devido à utilização dessa dieta e não são recomendadas para esses pacientes a longo prazo, apesar de que, a curto prazo, a perda de peso que ela gera é considerável e que os níveis de glicemia e insulinemia sejam reduzidos com o baixo consumo de carboidratos, o que é bom para paciente que possuem esta doença.


Postado por: Andressa Cristina 

Nenhum comentário:

Postar um comentário