sábado, 4 de junho de 2011

Dieta

         Com o passar do tempo, se observa mudança em vários lugares, e uma mudança nítida é no estilo de vida das pessoas. Com a vinda da tecnologia, veio a era da praticidade, em que se procura facilidades, rapidez, já que a vida se tornou mais corrida. No lugar de sentar a mesa e comer uma boa refeição calmamente, preparada com cuidado e sem pressa, vieram as refeições fast food, em que o que se procura não é o bom preparo e sim a rapidez, para que esta possa caber dentre as diversas tarefas realizadas pela pessoa durante o dia. Com isto, se deixa de dar prioridade à refeição e ao bem estar, e a alimentação passa a ser uma ação com o intuito somente de sustento do corpo, assim fazendo com que haja um aumento no número de pessoas acima do peso e obesas em vários países.
                Apesar de vivermos em um mundo em que se observa uma variedade de opções alimentares e uma grande quantidade dessas, levando ao maior consumo e como consequência deste um aumento na obesidade, se tem um padrão de beleza contrário a esta situação, levando a um mínimo consumo dos alimentos. Como os padrões de beleza na sociedade são impostos implicitamente às pessoas, elas acabam por procurar diversos meios (não importando seu metabolismo), seguros ou não, para ter como finalidade este padrão. Um meio muito utilizado são as dietas.
                Dieta é o conjunto de alimentos que o indivíduo consome diariamente, porém, este termo acabou por ser associado diretamente a dietas para emagrecer, que tem como intuito o padrão de beleza do corpo magro. Existem diversas dietas, a maioria querendo diminuir a quantidade de alimentos ingeridos, algumas vezes levando a trocas de alimentos, diminuição ou não ingestão de certo nutrientes, dentre várias adaptações. Algumas não tem sentido em suas teorias, ou acabam por não ter devido a grande vontade da pessoa em querer emagrecer, levando a comportamentos radicais na dieta, que pode acarretar em consequências desagradáveis ao metabolismo. Por isso, a melhor escolha para uma pessoa com o intuito de seguir uma dieta, é ter junto desta um acompanhamento de um nutricionista, pois este irá transmitir ao paciente as melhores escolhas para a sua finalidade, assim como a melhor dieta.

TIRAPEGUI, J.Nutrição: Fundamentos e aspectos atuais. São Paulo, Atheneu, 2002.

Postado por: Teresa Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário