quarta-feira, 29 de junho de 2011

Álcool e dietas low carb combinam?

                Existem estudos que dizem que uma taça de vinho por dia, beneficiaria o nosso organismo por apresentar, em muitos dos seus componentes, características antioxidantes. Outras pesquisas também dizem que não só o vinho, mas várias bebidas alcoólicas em pequenas doses diárias preveniriam a mortalidade por certas doenças. Mas será que o consumo de álcool seria recomendado para pessoas que fazem o uso de dietas low carb?

                O álcool: vinhos e destilados em geral, são normalmente considerados bebidas de baixo carboidrato, a não ser que estejam misturados em forma de cocktails, em que são adicionados açúcar, suco, entre outros. Porém ao ingerir álcool, este servirá como fonte de energia, e como não pode ser estocado em nosso organismo, como o glicogênio, terá que ser consumido por completo.
                Questionado sobre o assunto, criador de uma das dietas low carb mais famosas, Robert C. Atkins diz que não recomenda seu consumo junto a dietas low carb. Sua resposta baseia-se no fato de que ao ingerir álcool, este será o primeiro combustível utilizado pelo organismo, e não os lipídios. Ademais, como o álcool não é armazenado em nosso organismo, para que volte a degradação dos ácidos graxos, primeiramente terá que esgotar o álcool presente no corpo. Esse acontecimento só irá adiar a cetose. Mas, se houver a necessidade de se consumir álcool, sejam quais forem as motivações do individuo, Atkins recomenda que se beba vinho, e que se este não for de seu gosto, opte então por vodka ou whisky, sendo que se houver misturas, não se adicione açúcar.

                Outros autores como: Ray Audette, Drs. Michael R. e Mary Dan Eades,também discordam quanto a ingestão de álcool em conjunto com dietas low carb, já que pode estar “danificando” não só o fígado, mas também os rins e o estômago.


Postado por: Aline Okamura

Nenhum comentário:

Postar um comentário