segunda-feira, 20 de junho de 2011

Dieta Low Carb: um distúrbio alimentar?

         Dietas Low Carb (redução de carboidrato) são baseadas num consumo de 20-50 g de carboidratos por dia. Foi muito popular nos anos 1960. E de acordo com a autora do livro, é uma pena que tenha voltado aos dias de hoje e esteja virando moda.
       Essa dieta causa, dentre outros fatores, fadiga, perda de massa óssea, desidratação, desequilíbrio de eletrólitos, hipoglicemia, depressão e deficiência de vitaminas e minerais. Pessoas com distúrbios alimentares, geralmente já tem essas deficiências, e isso só eleva o risco.
Um estudo1 diz que a baixa ingestão de carboidratos pode resultar numa menor quantidade de sangue fluindo para o coração. E a conseqüente maior ingestão de proteínas pode aumentar a taxa de colesterol.
A mídia hoje em dia, em geral, divulga que a Dieta Low Carb é benéfica e seu resultado é uma grande perda de peso, mas não fala sobre seus riscos. E sabemos a grande influência que a mídia tem sobre as pessoas, fazendo com que isso seja um incentivo indireto à hábitos pouco saudáveis. Grande poder da mídia sobre as pessoas. Alguns estudos mostram que essa dieta pode ser benéfica para pacientes que tem a intenção de baixar os níveis de colesterol e triglicerídeos.
Outros estudos mostram que, num mesmo período de tempo, a perda de peso é semelhante entre as pessoas que fizeram dietas Low Carb (redução de carboidrato) e Low Fat (redução de lipídeos/gorduras). Sendo essa primeira responsável por uma perda que é basicamente conseqüência de desidratação, que é revertida no momento em que a ingestão de carboidratos é retomada, ou seja, há reganho de peso.
Os distúrbios alimentares presente na sociedade hoje em dia são:
°      Anorexia: Onde não há ingestão de alimentos, ou seja, o corpo sofre com a falta de energia através da oxidação de carboidratos, proteínas e lipídeos, resultando numa perda de peso exagerada. Então, o organismo recorre às reservas de glicose no músculo e no fígado. E quando esta também se esgota, a solução é utilizar os adipócitos, o que provoca a formação de corpos cetônicos, o que à longo prazo, pode ser tóxico.
°      Bulimia: É quando há uma ingestão, que na maioria é exagerada, mas  que  a digestão é interrompida de forma forçada, por vômitos ou pela ingestão de laxantes, o que dificulta a absorção. Assim, há além da perda excessiva de peso, um grau alto de desnutrição e desidratação.
°      Transtorno do comer compulsivo: Ocorre quando há uma grande ingestão de alimentos, sem controle, onde a pessoa, não sente saciedade e por isso, continua a comer cada vez mais. Isso causa um alto ganho de peso (principalmente de massa gorda), além de aumento dos níveis de colesterol e triglicerídeos, e vários outros maléficos à saúde.
°      Há quem diga que a dieta low carb é um tipo de distúrbio alimentar.

: A autora cita nos texto, vários estudos e artigos, mas não cita fonte específica


          Então, leitores, a minha intenção com esse post, foi criar uma discussão. E levando em conta o seguinte esquema:

CHO → principal fonte de energia (Amido; sacarose; maltose; glicose; frutose)
Obtenção de energia
¯
Oxidação de macronutrientes
¯
Liberação energia e CO2

Baixa glicose → Recorrer aos adipócitos  → Formação de corpos cetônicos → “intoxicação”

O que você acham? A dieta low carb pode ser considerada um distúrbio alimentar? Comentem e deixam suas opiniões!

 Livro: Eating Disorders Today. Autora: Diane Keddy, MS, RD. Summer 2004. Volume 2. Number 4.
Livro: Fisiologia Médica. Autores: Guyton e Hal. 9th Edition


Postado por: Ana Luiza Campos

Um comentário:

  1. Uma dieta com 20-50gr de HC é cetogénica, não é a usual dieta low-carb. Existem inúmeras vantagens terapêuticas na restrição de hidratos bem documentadas na literatura científica. Não conheço o livro em questão, mas os argumentos contra a redução de hidratos são sempre os mesmos, e sem suporte científico. Em oposição ao isto, a tradicional dieta low-fat saudável nunca provou nada na melhoria da saúde, como é bom exemplo os resultados nulos de Woman's Health Initiative. A dieta low-fat, essa sim, é um equívoco dos modernos "especialistas". http://bit.ly/ilRs1m

    ResponderExcluir