quinta-feira, 9 de junho de 2011

Está na mídia - Dieta Dukan

                       Atualmente vem-se falando muito da perda de peso da mais nova duquesa de Cambridge, e as más línguas dizem que a esposa do príncipe vem comendo muito pouco, por conta de estar fazendo a dieta DuKan. Essa dieta, de fato, tem ganhado muita fama em meio aos famosos e muitos que querem perder peso estão aderindo a ela. Essa dieta foi elaborada há pelo menos 10 anos atrás, pelo Dr. Pierre Dukan e também é conhecia como dieta francesa. Esse mesmo Doutor publicou um livro sobre essa dieta chamado “Eu não consigo emagrecer”.
                Essa dieta elaborada por este francês é uma dieta low carb, baseada na dieta de nossos antepassados, os homens primitivos, que comiam somente o que encontravam: carne e vegetais. Essa dieta permite que se coma 100 alimentos à vontade, sendo que 72 alimentos são de origem animal e 28 de origem vegetal. Esse regime alimentar está composto em quatro fases:
                - 1ª fase – Ataque – O indivíduo poderá alimentar-se somente de alimentos protéicos como peixes, ovos, carnes e laticínios desnatados. Essa fase terá duração de no máximo 10 dias.
                - 2ª fase – Cruzeiro – Poderão ser ingeridos na alimentação os mesmos alimentos da fase 1, bem como algumas verduras e legumes (28 vegetais recomendados), excluindo batata, ervilha e arroz, por exemplo. Essa fase durará até que se alcance o peso desejado, chamado pelo Dr. Dukan de peso verdadeiro.
            - 3ª fase – Consolidação – Essa é a fase de manutenção do peso, onde é possível comer todos os alimentos da fase 2 além de uma fruta por dia e duas refeições livres por semana, por exemplo: um doce, ou uma fritura. Esse período irá durar 10 dias multiplicado pela quantidade de kilos perdidos, por exemplo: 4kg perdidos = 40 dias nessa fase.
             - 4ª fase – Estabilização – Nada mais é proibido, porém é necessário repetir uma vez por semana a fase 1. A sugestão do Dr. Dukan é que seja na quinta-feira.
                Em todas as fases é recomendado comer 3 colheres de farelo de aveia diariamente, bem como beber pelo menos 1,5L de líquido por dia.
                Como podemos observar, essa dieta é bastante restritiva, e podemos considerar que oferece uma quantidade de calorias menor do que a necessária para o indivíduo, o que o faz emagrecer, já que seu gasto energético total (GET) será maior que seu valor energético total (VET). Também verificamos nessa dieta, que se recomenda a ingestão de água e farelo de aveia, o que contribui para o bom funcionamento do nosso organismo. O farelo de aveia irá ajudar no controle de colesterol no sangue, e a água, que nos é essencial, irá melhorar o funcionamento dos sistemas renal e intestinal.
                Como tudo, essa dieta apresenta algumas desvantagens. O livro escrito pelo próprio Doutor revela que aderindo essa dieta, é possível que o paciente tenha mau hálito, boca seca, problemas renais e prisão de ventre. O mau hálito pode estar relacionado à alta concentração de corpos cetônicos no corpo. Já os problemas renais têm haver com a sobrecarga desse órgão devido a alta ingestão de proteínas. E a prisão de ventre poderia ser causada pelo pouco consumo de fibras, que provém de frutas, verduras e legumes, que também são fontes de vitaminas e minerais. Associado a isso temos o problema do baixo consumo de carboidratos, que são a principal fonte de energia para todo o organismo, que apesar de conseguir produzir energia a partir de outros macronutrientes, esse processo será mais lento, provocando uma desordem bioquímica. Essa inversão de “papéis” pode ocasionar mal estar, desânimo e cansaço.
           Segundo uma pesquisar feita na França, a “Le Régime Dukan: et Après ?” (”A Dieta Dukan: e Depois?” ), 75% das pessoas que fizeram essa dieta, depois de 2 anos recuperaram seus pesos perdidos, o que podemos considerar um efeito sanfona, que não é o que propõe a dieta.


Postado por: Aline Okamura

Nenhum comentário:

Postar um comentário