quarta-feira, 18 de maio de 2011

Carboidratos: O que são?

         Os carboidratos são um dos tipos de macronutrientes mais consumidos na nossa alimentação. São eles uns dos principais responsáveis por fornecer energia para o nosso corpo, a fim de que possa exercer as suas funções normalmente. Esses compostos são formados por átomos de carbono, oxigênio e hidrogênio, apresentando, em geral, fórmula molecular (CH2O)n.
        Os carboidratos são classificados de três formas: monossacarídeos, que constituem o tipo mais simples de açúcar e podem ser chamados aldoses ou cetoses, dependo do grupo funcional presente na molécula, aldeído ou cetona, respectivamente. Os oligossacarídeos, que são constituídos de cadeias curtas de unidades de monossacarídeos unidos por ligações glicosídicas e, dentre eles, os mais abundantes são os dissacarídeos, como a sacarose por exemplo. Eles também podem se ligar a proteínas ou lipídios para formar os glicoconjugados. Por último, têm-se os polissacarídeos, que são polímeros de carboidrato formados por centenas ou milhares de monossacarídeos unidos por essas mesmas ligações glicosídicas. Os exemplos mais comuns são a celulose, que é formada por cadeias lineares, e o glicogênio e o amido, que são constituídos de cadeias ramificadas.
      Os carboidratos podem exercer diversas funções no organismo. A principal delas é fornecer energia para o funcionamento do mesmo, e isso é possível através da quebra da molécula de glicose, que se dá pelas vias metabólicas. Cada 1g de carboidrato ingerido é capaz de fornecer 4 kcal para o indivíduo. Eles também podem ser armazenados no organismo, porém não sob a forma de glicose, mas sim como glicogênio. Além disso, eles também podem regular o metabolismo proteico, são necessários para o bom funcionamento do sistema nervoso central, podem regular o funcionamento intestinal e ter função estrutural no organismo.
        Em breve iremos abordar em nosso blog como se dá o metabolismo desse macronutriente e de que forma ocorre o fornecimento de energia para o corpo, a partir da ingestão de carboidratos.

      LEHNINGER, A.L.; NELSON, D.L. & COX, M.M. Princípios de Bioquímica. 3ª ed. São Paulo: Sarvier Editora de Livros Médicos, 2002
      Marzzoco, A. & Baptista, B., Bioquímica Básica, 3ª edição, Guanabara Koogan, Rio de Janeiro, 2007
      http://www.sonutricao.com.br/conteudo/macronutrientes/p2.php

Postado por: Andressa Cristina

Nenhum comentário:

Postar um comentário