terça-feira, 24 de maio de 2011

Lipídeos: O que são?

Lipídeos são, de forma geral, os óleos, gorduras e ceras (substâncias orgânicas gordurosas ou oleosas).
Quimicamente, são Ésteres de Ácidos graxos (são ácidos carboxílicos alifáticos de cadeia longa, que podem ser saturados ou insaturados).
São resultados de uma reação que acontece em organismos vivos, onde se obtém três grupos éster, daí os nomes triéster e triglicerídeo.
Ácido graxo + Glicerol → Lipídio (Sendo R, um radical orgânico)
(como mostra a figura ao lado).
 Já os glicerídeos são os que fornecem apenas glicerol e ácido graxo, através de hidrólise. De acordo com o número de hidroxilas esterificadas (por ácidos graxos) na cadeia, obtemos monoacilglicerol, diacilglicerol e triacilglicerol.
O mais abundantes é o triacilglicerol (armazenado nos adipócitos) e podem funcionar como fonte de energia para o organismo.
Natureza dos lipídeos  Cabeça polar e corpo apolar = afipáticos (assim como na figura abaixo).

Lipídeos são principais componentes das membranas celulares. “Neles” ocorrem as reações metabólicas. Estão relacionados a enzimas, transporte e receptores. Na figura abaixo observamos a bicamada lipídica na membrana celular:

Principais Lipídeos :
1) Triacilglicerois – ésteres do álcool glicerol com 3 moléculas de ácidos graxos, hidrofóbicas
2) Ceras – também chamada de graxa
3) Fosfolipídeos – também chamados Fosfoacilglicerois
4) Glicolipídeos
5) Esteróis

         Quando há consumo de ácidos graxos em um organismo, as ligações ésteres dos triacilgliceróis são hidrolisados por enzimas chamadas lipase. Esta enzima quebra a ligação éster que une os lipídeos e pode ser inibida por medicamentos (sendo que, as células do trato intestinal não conseguem quebrar a ligação éster e as gorduras são excretadas: fezes oleosas). A lipase é encontrada no intestino, e em lipoproteínas do plasma sanguíneo.


Postado por: Ana Luiza Campos

Nenhum comentário:

Postar um comentário