domingo, 15 de maio de 2011

Proteínas: O que são?

As proteínas são formadas a partir da combinação de 20 aminoácidos, que são compostos por carbono, oxigênio, hidrogênio e nitrogênio, além de alguns minerais. Esses aminoácidos são classificados em não-essenciais, os quais o organismo produz, e essências, que devem ser obtidos por meio da dieta. A não obtenção desses aminoácidos essenciais pode acarretar em transtornos bioquímicos e fisiológicos. As fontes mais conhecidas de proteína são as de alto valor biológico, como o leite e o ovo, que aportam todos os aminoácidos essências, além das carnes. Mas além dessas, temos também as fontes de baixo valor biológico, que podem ser combinadas e exercer o papel das de alto valor biológico, estamos falando dos cereais e leguminosas, e um exemplo comum dessa combinação é o arroz com feijão.

Esse macronutriente possui quatro estruturas diferenciadas, as quais caracterizarão a sua função. São elas:
-Estrutura primária: seqüência de resíduos de aminoácidos na molécula protéica. A partir desse arranjo de aminoácidos, serão formadas as próximas estruturas; (1)
-Estrutura secundária: os arranjos estáveis dos resíduos são mantidos, entre si, por pontes de hidrogênio, que dão origem a padrões estruturais, como a folha β (2) e α-hélice (3);
-Estrutura terciária: dobramento tridimensional global de todos os átomos da proteína formando uma estrutura tridimensional; (4)
-Estrutura quartanária: dois ou mais complexos protéicos tridimensionais. (5)


       Essas estruturas podem ser desnaturalizadas, e perderem as suas funções, quando houver uma alteração de pH, ou calor no sistema, ou ainda na presença de certos solventes orgânicos.
É possível ainda, dividi-las em dois grandes grupos, segundo a sua estrutura: as globulares e as fibrosas. As proteínas fibrosas possuem principalmente um tipo de estrutura secundária e suas funções são: suporte, forma e proteção externa. São insolúveis em água, já que seus resíduos são hidrofóbicos. Um exemplo de proteína fibrosa é queratina presente no cabelo, ou ainda a miosina que compõe os músculos. As proteínas globulares são formadas por diversos tipos de estruturas secundárias e tem diversas funções como: enzimas, proteínas transportadoras, proteínas regulatórias, entre outras, e um exemplo delas é a mioglobina.
Mais adiante veremos que a proteína possui três principais destinos no organismo, o catabolismo, o anabolismo e a produção de energia, que fornece 4 Kcal/g, além de contribuir para a homeostasia.


LEHNINGER, A.L.; NELSON, D.L. & COX, M.M. Princípios de Bioquímica. 3ª ed. São Paulo: Sarvier Editora de Livros Médicos, 2002.
TIRAPEGUI, J.Nutrição: Fundamentos e aspectos atuais. São Paulo, Atheneu, 2002.

Postado por: Aline Okamura

Nenhum comentário:

Postar um comentário